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3D Studio Max

Software de modelagem e animação 3D

O software Autodesk® 3ds Max® oferece uma solução completa de modelagem, animação, simulação e renderização 3D para artistas de jogos, cinema e gráficos animados. O 3ds Max 2014 conta com novas ferramentas para geração de multidões, animação de partículas e combinação de perspectivas, além do suporte a graduadores Microsoft® DirectX 11®.

3D modeling and texturing

Point Cloud support (with Subscription) (NOVO) Create more precise models from real-world references, with the ability to import and visualize massive datasets captured from reality as point clouds.

  • View point clouds in true color in the 3ds Max viewport.
  • Interactively adjust the extent of the cloud displayed.
  • Create new geometry in context by snapping to point cloud vertices.
  • Support for the .rcp and .rcs file formats enables you to take advantage of a connected reality capture workflow with other Autodesk solutions: Autodesk® ReCap™ Studio, AutoCAD®, Autodesk® Revit®, and Autodesk® Inventor® software.

This feature is exclusively available to current Autodesk Subscription customers as part of the Extension for Autodesk 3ds Max 2014 software release, expected to be available on or after September 30, 2013.

Modelagem e textura em 3D

Suporte a mapa vetorial (NOVO) Carregue gráficos vetoriais como mapas de texturas e renderize-os com resoluções dinâmicas.

  • Zoom na medida que você gosta – os gráficos permanecem nítidos e claros.
  • Crie texturas que mudam ao longo do tempo, com suporte a PDF, que inclui transições de página animadas.
  • O recurso também aceita os formatos AI (software Adobe® Illustrator®), SVG, SVGZ e PAT Hatch Pattern do software AutoCAD®.

Modelagem de malhas e superfícies Crie objetos paramétricos e orgânicos com eficiência, usando os recursos de modelagem de polígonos, superfícies de subdivisão e splines.

  • Obtenha mais de 100 ferramentas avançadas de modelagem poligonal e projeto 3D de forma livre, no conjunto de ferramentas de modelagem Graphite.
  • Controle a quantidade de faces ou pontos em seu objeto com a tecnologia ProOptimizer, e reduza a complexidade de uma seleção em até 75%, sem perda dos detalhes.
  • Obtenha uma topologia em malha limpa, em operações booleanas com ProBooleans.
  • Quebre rapidamente a geometria em pedaços menores, com a ferramenta ProCutter.
  • Articule detalhes minuciosos e otimize malhas, tanto para manipulação interativa quanto para renderização, usando as superfícies de subdivisão e a suavização de polígonos.
  • Crie splines editáveis ​​e caixas de spline a partir de formas 2D prontas para uso, e faça a conversão para qualquer tipo de geometria 3D.

Atribuição e edição de texturas Acesse uma vasta gama de opções para mapeamento, consolidação e camadas de texturas.

  • Realize operações de mapeamento de texturas criativas, como ladrilhamento, espelhamento, colocação de decalques, borramento, mapeamento de splines, mapeamento de peles, alongamento UV e relaxamento.
  • Aproveite o método LSCM (Least Squares Conformal Mapping) para minimizar a distorção de texturas.
  • Consolide os materiais e iluminação de cada objeto em novoss mapas de textura, com a função Renderizar para Textura.
  • Use até 99 conjuntos de UV para sobreposição de texturas em camadas.

Sombreamento e projeto de materiais Obtenha mais da aparência que você deseja para seus recursos, com as ferramentas projetadas especificamente para acelerar o processo de sombreamento e projeto de materiais.

  • Projete e edite hierarquias complexas de sombreamento com o editor de materiais Slate, aproveitando as extensas bibliotecas de texturas, imagens e mapas processuais.
  • Use o intuitivo conjunto de ferramentas Viewport Canvas, para pintar várias camadas sobre mapas em qualquer material, diretamente sobre objetos 3D.
  • Acesse até 1.200 modelos de materiais e troque sem problemas os dados entre aplicativos da Autodesk, com a Biblioteca de Materiais da Autodesk que suportam a função.
  • Visualize e ajuste interativamente o efeito da iluminação sobre seus materiais, com uma riqueza de luzes realistas e não realistas, incluindo luzes fotométricas do mundo real e do sistema fisicamente preciso Sun and Sky.
  • Obtenha uma ampla gama de variações de aparência, com uma biblioteca de 80 texturas processuais de substâncias. Essas texturas dinâmicas e independentes de resolução têm uma memória pequena e ocupam pouco espaço em disco.

Animação 3D

Animação Populate crowd (NOVO) Dê vida a mundos em apenas algumas etapas simples, com o novo recurso “Populate crowd”, que oferece um controle de movimentos humanos realistas de alto nível.

  • Gere com rapidez e facilidade multidões em movimento ou paradas dentro de áreas selecionadas de uma cena, a fim de enriquecer as apresentações de arquitetura com atividade humana realista, ou pré-visualizar um filme ou cena de vídeo.
  • Use um conjunto de personagens animados em locais públicos comuns: calçadas, corredores, salões e praças.
  • Conecte passarelas em padrões de fluxo de pedestres com as ferramentas de composição multidão.

Ferramentas de animação e rigging de personagens Crie personagens realistas em menos tempo, com as sofisticadas ferramentas de animação e rigging de personagens.

  • Faça animação e rigging processuais, com as funções de animação do CAT (Character Animation Toolkit), de bípedes e de multidões.
  • Use o modificador de pele e o CAT Muscle para obter um controle mais preciso e suave da deformação do esqueleto, na medida em que os ossos se movem.
  • Faça o rigging de montagens mecânicas e personagens complexos com esqueletos personalizados, usando as ferramentas do 3ds Max para ossos, solucionadores de cinemática inversa (IK) e rigging personalizável.
  • Estabeleça relações unidirecionais e bidirecionais entre os controladores, para ajudar a criar interfaces simplificadas de animação 3D.
  • Anime objetos de CAT, bípedes e do 3ds Max em camadas, para ajustar dados densos de captura de movimento sem comprometer os keyframes subjacentes.
  • Armazene bibliotecas de movimentos para uso com o Motion Mixer não linear, e aplique e redimensione movimentos de objetos únicos, personagens inteiros ou conjuntos específicos de objetos e traços dentro de caracteres.
  • Converta personagens bípedes de CAT do 3ds Max em personagens compatíveis, com o solucionador Autodesk® HumanIK® usado nos softwares Autodesk® Maya® 2014 e Autodesk® MotionBuilder® 2014, em uma única etapa.

Ferramentas gerais de animação Use uma ampla gama de ferramentas de animação de keyframe e processual, para praticamente qualquer parâmetro na sua cena.

  • Veja e edite trajetórias de animação diretamente no viewport.
  • Estabeleça relações unidirecionais e bidirecionais entre controladores, para oferecer um método mais personalizado de animação com keying.
  • Implemente controles de animação personalizados, ligando elementos da interface do usuário, tais como deslizadores e giradores a faixas animáveis ​​de um objeto.
  • Controle vários atributos com um único controle deslizante.
  • Use Dope Sheet para editar teclas de deslizamento, movimentação ou escala, ou conjuntos de chaves de tempo e valor.
  • Controle com precisão a animação densa, usando a seleção suave de enfraquecimento e Reduced Keys – que mantêm a integridade da animação original.
  • Carregue trilhas sonoras no Track View, para facilitar a sincronização com a animação de destino. Pode-se acrescentar até 100 faixas de áudio por cena animada.
  • Retemporize porções de animações, para aumentar ou diminuir sua velocidade, sem criar novos keyframes.

Deformadores animados Acrescente vida a criaturas e simule efeitos fluidos, com uma gama de deformadores animados.

  • Escolha entre os modificadores Freeform, Affect Region, Bend, Displace, Lattice, Mirror, Noise, Physique, Push, Preserve, Relax, Ripple, Shell, Slice, Skew, Stretch, Spherify, Squeeze, Twist, Taper, Substitute, XForm e Wave.
  • Os modificadores do espaço real funcionam no topo da pilha e vinculam os objetos a condições reais animadas, como, por exemplo, superfícies, forças, campos e deflexões.
  • Use deformadores animados em todos os tipos de geometria, inclusive partículas.

Dinâmica e efeitos

Sistema de fluxo de partículas aumentado (NOVO) Crie simulações físicas mais sofisticadas, realistas e personalizadas em menos tempo, com um conjunto de recursos para fluxo de partículas significativamente aumentado.

  • Crie ferramentas de fluxo de partículas personalizado, a partir de diversas combinações de até 25 suboperadores diferentes, com o novo conjunto de ferramentas Advanced Data Manipulation.
  • Simule forças naturais e artificiais, crie e rompa as ligações entre as partículas e faça-as colidirem entre si e com outros objetos, com o novo módulo mParticles para o sistema de simulação MassFX.
  • Faça iterações mais rapidamente, com dois novos operadores de Cache: O Cache Disk oferece a capacidade de pré-calcular e armazenar simulações de fluxos de partículas como arquivos separados no disco, e o Cache Selective possibilita que você coloque em cache apenas determinados tipos de dados.
  • Aproveite um conjunto de ”Freebies” para fluxo de partículas da Orbaz Technologies, agora incluído por padrão: Camera Culling Operator, Camera IMBlur Operator, Copy Out Test, Display Script Operator, Stop Operator e Stop Gradually Test.

MassFX Acrescente simulações físicas realistas em sua cena, com o sistema MassFX de solucionadores de simulação unificados de alto desempenho.

  • Aproveite o motor multitarefa NVIDIA® PhysX®, para criar simulações de corpos rígidos envolventes e dinâmicas diretamente no viewport do 3ds Max, com o mRigids.
  • Aplique o solucionador mRigids a esqueletos, para criar simulações do tipo “boneca de pano” convincentes.
  • Crie roupas realistas e outra simulações de tecidos, incluindo tecidos rasgáveis, com o mCloth.

Fluxo de Partículas Aproveite o conjunto de ferramentas de fluxo de partículas por eventos para criar uma ampla gama de efeitos, tais como água, fogo, sprays e neve.

  • Una eventos e controle-os com expressões, scripts ou manipuladores diretos.
  • Crie simulações de fluxos de partículas que interagem com MassFX.
  • Crie suas próprias ferramentas personalizadas de fluxos de partículas, com o conjunto de ferramentas de manipulação de dados avançados.

Cabelo e pelo Crie cabelos, pelos e outros efeitos derivados de fios – tais como grama – e controle com precisão seu estilo e animação.

  • Manipule cabelos diretamente nos viewports, usando as ferramentas de seleção e estilos, incluindo ferramentas para cortar, escovar e juntar.
  • Adicione torções e frisos nos cabelos, e anime a frequência e a velocidade.
  • Faça de qualquer objeto de origem uma instância de fios de cabelo.
  • Use a deformação para adicionar splines a um conjunto de cabelo, as quais podem atuar como guias de controle, de modo que o cabelo possa ser colocado, chaveado ou atribuído a um alvo dinâmico.
  • Crie simulações dinâmicas realistas, que incluem colisões, gravidade, rigidez, manutenção da raiz e amortecimento.

Renderização 3D

Melhor desempenho do viewport (NOVO) Aproveite o desempenho interativo e de reprodução significativamente aprimorado para cenas complexas, dados de CAD e malhas de deformação. Os aprimoramentos de desempenho do viewport incluem técnicas de degradação adaptáveis, melhor gerenciamento de memória de texturas e o acréscimo de computações modificadoras em paralelo. Renderização no viewport DX 11 (NOVO) Use o software Microsoft® DirectX® 11 para criar e editar rapidamente recursos de alta qualidade.

  • O suporte a graduadores DirectX 11 possibilita que você trabalhe interativamente no contexto de sua plataforma final.
  • Uma nova API (interface de programação de aplicativos) expõe os recursos do DirectX 11 no 3ds Max, com suporte a HLSL (High Level Shading Language).

Opções integradas de renderização Obtenha uma qualidade de imagem impressionante em menos tempo, com os poderosos recursos de um software de renderização 3D.

  • Gere simulações fisicamente corretas de efeitos de iluminação – incluindo reflexões e refrações com raytracing, cáusticos e iluminação global – com o agente de renderização integrado mental ray®, da NVIDIA®.
  • Obtenha resultados mais previsíveis e fotorrealistas sem se preocupar com as configurações de renderização, usando a tecnologia de renderização NVIDIA® iray®.
  • Tome decisões interativas em contexto, com a possibilidade de ver a maioria dos mapas de textura e materiais do 3ds Max no viewport.
  • Aproveite os processadores ociosos para finalizar a renderização mais rapidamente, com a renderização em lote do processador mental ray®, da NVIDIA.
  • Crie pré-visualizações, animações e materiais de marketing de alta fidelidade, com o inovador agente de renderização de hardware Quicksilver.
  • Renderize efeitos não realistas (NPR) altamente estilizados, que ajudam a simular estilos artísticos criados à mão.
  • Renderize detalhes complexos de alta resolução, criados no software de escultura e pintura de texturas digitais 3D Autodesk® Mudbox® ou em alguns outros pacotes sobre geometria de baixa resolução, com suporte a mapas de deslocamento de vetores.

Sistema de passagem de renderização Segmente cenas para composição posterior, usando um potente sistema de passagem de renderização.

  • Crie elementos de renderização para o software de edição e efeitos Autodesk® Smoke®, o software Adobe After Effects, Adobe® Photoshop ou alguns outros aplicativos de composição de imagens.
  • Capture, edite e salve estados diferentes para a cena, tais como modificadores de objetos, usando um gravador de estado.
  • Veja como os elementos de composição e renderização se unem para criar o resultado final em uma interface visual.
  • Configure e realize rapidamente várias passagens de renderização a partir de um único arquivo. As passagens individuais podem ser modificadas sem a necessidade de renderizar novamente a cena inteira, aumentando a produtividade

Renderização interativa ActiveShade Experimente um processo interativo de criação para finalização de renderizações, com o ActiveShade.

  • O ActiveShade possibilita que você faça iterações de maneira mais eficaz, oferecendo uma sessão de renderização interativa que se atualiza constantemente à medida que são feitas alterações em câmeras, na iluminação, nos materiais e na geometria.
  • Com o encurtamento do ciclo de feedback, você pode aperfeiçoar com mais eficiência a sua cena, fazendo com que seja mais rápido e fácil conseguir a aparência desejada.
  • O ActiveShade trabalha com o agente de renderização de linha de varredura e com o agente de renderização NVIDIA® iray®.

Núcleo de gráficos acelerados Nitrous Faça iterações com mais rapidez e processe conjuntos de dados maiores, com impacto limitado na interatividade, usando o núcleo de gráficos acelerados Nitrous.

  • Aproveite as GPUs aceleradas e as estações de trabalho multicore, para ter um desempenho interativo e uma qualidade visual drasticamente melhores.
  • Desfrute de um fluxo de trabalho mais suave e mais ágil, graças a técnicas avançadas de gerenciamento de cenas, juntamente com a transfarência de cenas no viewport multitarefa.
  • Os recursos suportados incluem luzes ilimitadas, sombras suaves, iluminação com base em imagens, profundidade de campo, oclusão de ambiente tela-espaço, mapeamento de tons, transparência de maior qualidade e exibição de fluxos de partículas acelerados.
  • O refinamento progressivo da qualidade de imagem, sem bloqueio de alterações para a cena, ajuda a tomar decisões criativas melhores no contexto de seu resultado final.

Editor de composição Slate Realize operações de composição simples diretamente no 3ds Max, com o Slate Compositing Editor.

  • Você pode facilmente unir camadas e passagens renderizadas, e combiná-las com nós de composição (tais como mesclas e correções de cor) na interface de nós esquemática.
  • Se necessário, o objeto composto resultante pode ser enviado para o Adobe® After Effects ou para o Adobe® Photoshop®, para ser posteriormente refinado.

UI, workflow, and pipeline

Python scripting (with Subscription) (NOVO) Access the popular and easy-to-learn Python® scripting language.

  • Extend and customize Autodesk® 3ds Max® 2014 software
  • Integrate 3ds Max 2014 into a Python-based pipeline more easily
  • Execute Python scripts from MAXScript and the 3ds Max command line
  • Access a subset of the 3ds Max API (application programming interface) from Python scripts, including the ability to evaluate MAXScript code

This feature is exclusively available to current Autodesk Subscription customers as part of the Extension for Autodesk 3ds Max 2014 software release, expected to be available on or after September 30, 2013.   Stereo Camera (with Subscription) (NOVO) Create more engaging entertainment content and design visualizations with the addition of a new Stereo Camera feature set.

  • Create stereoscopic camera rigs with the Stereo Camera plug-in (available in English only)
  • Multiple display modes offer Left Eye, Right Eye, Center, or Anaglyph views in the Nitrous viewport
  • In-scene 3D volumes help with the adjustment of valid stereo zones
  • Passive Stereo viewing mode
  • Active stereo mode for customers with a recent AMD FirePro™ graphics card and a supported HD3D Active Stereo monitor or equivalent
  • Exclusively available through the Autodesk Exchange Application store. Autodesk Exchange makes it easier to find and acquire plug-in extensions, other companion applications, content, and learning materials to customize and extend many Autodesk design and entertainment creation products.

This feature is exclusively available to current Autodesk Subscription customers as part of the Extension for Autodesk 3ds Max 2014 software release, expected to be available on or after September 30, 2013.

IU, fluxo de trabalho e canal de processamento

Perspective Match (NOVO) Combine interativamente a visão da câmera de uma cena com a perspectiva de um fundo de foto.

  • Coloque facilmente um elemento de computação gráfica no contexto de um fundo fotográfico estático, para formar objetos compostos para impressão e publicidade.
  • Visualize como um elemento de computação gráfica ficará em um cenário real, a fim de validar conceitos.

Pan e zoom 2D (NOVO) Agora, você pode fazer panorâmicas e zoom do viewport como se fosse uma imagem 2D, sem afetar a posição real das câmeras. Os recursos de pan e zoom 2D são úteis para um posicionamento preciso em linha, ao combinar câmeras na construção de uma cena a partir de esboços ou impressões, e na ampliação de malhas densas para seleção.   Interface de usuário configurável Aumente sua produtividade, com uma interface de usuário que se adapta à maneira de você trabalhar.

  • Selecione dentre vários espaços de trabalho padronizados ou personalizáveis,​​ para adequação à tarefa em questão. Por exemplo, configure um espaço de trabalho para modelagem e outro para animação, com diferentes configurações de menus, barras de ferramentas, e pré-definições de guias da faixa de opções e do viewport.
  • Crie e alterne facilmente entre várias configurações de layout do viewport com guias, para ter um acesso eficiente às visualizações necessárias para uma tarefa específica.
  • Poupe tempo ao modelar e mantenha o foco na tarefa criativa a realizar, com a interface do usuário contextual Caddy para ferramentas de modelagem de polígonos.

Interoperabilidade com o Adobe After Effects (aprimorado) Desfrute de um padrão mais elevado para a troca de dados 2D/3D, com fluxos de trabalho de interoperabilidade entre o software Adobe® After Effects® e o 3ds Max.

  • A função de sincronização de mídias oferece uma transferência bidirecional de câmeras, luzes, objetos nulos, objetos do plano/sólidos, filmagens, camadas da filmagem, modos de mescla, opacidade, efeitos e – uma novidade no 3ds Max 2014 – objetos de texto.
  • A sincronização bidirecional ajuda a fazer iterações de forma mais eficaz e reduz o retrabalho, para que os projetos sejam concluídos em menos tempo.

Transferência de dados e integração com o canal de processamento Importe dados de muitas fontes e transfira-os sem problemas entre iterações de arquivos, aplicativos de software, usuários e locais.

  • Aproveite a interoperabilidade avançada, com o software Adobe® Photoshop® e o Adobe® After Effects®.
  • Converta personagens bípedes de CAT (Character Animation Toolkit) do 3ds Max, em personagens compatíveis com o solucionador Autodesk® HumanIK® usado no software Autodesk® Maya® e Autodesk® MotionBuilder®, em uma única etapa.
  • Use as mesmas combinações de mouse e teclas do Autodesk Maya para navegar em viewports no 3ds Max.
  • Desloque-se sem problemas entre as versões, com a capacidade de salvar cenas em um formato compatível com o 3ds Max 2011, 2012 ou 2013.

Integração de composição Aprimore seus dados 3D renderizados e combine-os com filmagens live-action, usando uma escolha de opções de composição.

  • Segmente cenas em elementos de renderização para posterior composição no software Autodesk Smoke®, no Adobe After Effects, no Adobe® Photoshop® ou em algum outro aplicativo de composição de imagens.
  • Realize operações de composição simples diretamente no 3ds Max, com a interface de nós Slate Compositing Editor.
  • Aproveite as funções do Composite incluído no 3ds Max®, um compositor de alta gama dinâmica (HDR), de alto desempenho, com recursos completos, que se baseia na tecnologia do software de composição Autodesk® Toxik®. O conjunto de ferramentas do Composite do 3ds Max incorpora keying, correção de cor, tracking, mapeamento de câmera, pintura raster e vetorial, distorção com splines, movimento borrado, profundidade de campo e ferramentas para suporte a produções estereoscópicas.

Fluxos de trabalho colaborativos com Contêineres Aproveite os contêineres para coletar, organizar e compartilhar dados em cenas complexas.

  • Trabalhe em colaboração com os vários artistas que contribuem para a mesma cena. Faça referência a contêineres criados por outros em uma única cena e sobreponha em camadas as edições locais no topo, de modo não destrutivo.
  • Melhore o desempenho da cena e reduza o consumo de memória, descarregando temporariamente os contêineres do viewport e mantendo suas relações com a cena, para recarregá-los quando necessário.
  • Use contêineres para substituir as propriedades de objetos, para organizar a cena sem afetar a organização de camadas (semelhante a um fluxo de trabalho de camadas aninhadas).

Kit de desenvolvimento de software (SDK) do 3ds Max Estenda e personalize praticamente todos os aspectos do aplicativo 3ds Max, com o abrangente kit de desenvolvimento de software (SDK) do 3ds Max.

  • Acesse elementos, incluindo geometria da cena, controladores de animação, efeitos de câmera e atmosferas.
  • Crie novos componentes de cena, controle o comportamento dos componentes existentes e exporte os dados da cena para formatos de dados personalizados.
  • Aproveite um carregador de plug-in .NET gerenciado, facilitando o desenvolvimento de plug-ins em C # ou outras linguagens .NET.
  • Aprenda com mais de 200 exemplos de projetos de plug-ins.

iray e mental ray são marcas registradas da NVIDIA ARC GmbH, licenciadas para uso da Autodesk, Inc.

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