maya

Maya

Ferramentas potentes em um canal de processamento altamente extensível.

Os recursos do Autodesk® Maya® possibilitam a você lidar com produções desafiadoras. O Maya oferece ferramentas potentes de animação, modelagem, simulação, renderização, matchmoving e composição, em um núcleo de canal de processamento de CG sólido.

 

Animação 3D

Ferramentas gerais de animação
Tenha uma ampla gama de ferramentas especializadas para a animação por keyframe, por procedimentos e por scripts.

  • Sistema de camadas de animação altamente controlável e não-destrutivo, que trabalha com atributos.
  • Trax Nonlinear Animation Editor, para mistura, mescla, combinação e edição de poses e clipes de animação.
  • Escolha abrangente de restrições generalizadas.
  • Ferramenta Set Driven Key, poderosa e intuitiva, para o enquadramento de relações complexas entre os parâmetros animados.
  • Editores Graph e Dopesheet, que oferecem curvas de função mais potentes e precisas para controlar como os atributos se alteram no decorrer do tempo.
  • Conjunto completo de deformadores, para animação ou modelagem estática.
  • Trilhas editáveis de movimento, para ajuste fino da animação diretamente no viewport.
  • Capacidade de transferência de animação entre os personagens por meio do formato de arquivo offline ATOM (Animation Transfer Object Model), a fim de reutilizar dados de animação existentes.
Criação de personagens
Crie e defina a pele, rig e pose de personagens realistas, assim como suas deformações, em menos tempo.
  • Rigging cinemático inverso de corpo inteiro fácil de usar com o solver Autodesk® Human IK® .
  • Incorpora solvers Spline IK, Spring IK e solvers de cadeia simples e de dois ossos leves.
  • Sistema IK para uma articulação natural de modelos bípedes e quadrúpedes.
  • Fluxo de trabalho de redimensionamento dinâmico não destrutivo, para reutilizar, corrigir e aprimorar a captura de movimentos e outros dados de animação.
  • Ferramentas avançadas de deformação no Maya Muscle, para uma movimentação de músculos e pele realista ou altamente estilizada.
  • Ferramenta Substitute Geometry para transferir informações de pele entre modelos.
  • Fluxo de trabalho não destrutivo, que permite inserir, movimentar, excluir, conectar e desconectar as juntas de um esqueleto vinculado.
  • O skinning com mapa de calor cria uma vinculação inicial mais precisa de geometria para esqueletos, que tem uma capacidade melhor de atribuir pele ao osso necessário.
Camera Sequencer
Acelere a visualização e a produção cinematográfica virtual.
  • Arrange e gerencie várias tomadas de câmera em uma única sequência de animação.
  • Comece arranjando as tomadas no Maya, ou importe uma EDL no formato FCP ou AAF do editorial, com as informações associadas de filme, áudio e código de tempo.
  • Use a Sequencer Playlist para reordenar clipes, editar pontos de entrada e saída e alterar atribuições de câmeras.
  • Use Playblast para reproduzir e rever a sequência, antes de opcionalmente reexportar uma EDL para o editorial para posterior refinamento.
Grease Pencil (NOVO)
Bloqueie e revise animações com rapidez diretamente na cena 3D, usando uma das ferramentas de animação 3D mais naturais disponíveis – o Grease Pencil.
  • Desenhe diretamente no viewport, para capturar poses em keyframes e ver as transições como cross-fades.
  • Os traços do lápis são armazenados automaticamente como uma sequência de planos de imagem, permitindo que você os use como referência ao criar animações 3D.
  • Diretores e outros podem revisar atuações e gravar notas para suas animações, sem precisar ter conhecimento do aplicativo 3D.
Centralização e simetria de juntas (NOVO)
Centralize juntas automaticamente em uma malha, com o novo modo Snap to Projected Center. Crie cadeias de juntas simétricas, com as novas opções da ferramenta Joint.
  • Crie facilmente juntas de esqueletos e cadeias de juntas centralizadas dentro de malhas.
  • Use Snap to Projected Center para melhorar a precisão na criação ou manipulação de qualquer tipo de objeto.

Modelagem 3D

Modelagem de polígonos e malhas de subdivisão
Aproveite uma modelagem de personagens 3D intuitiva, já aprovada para produção, e o conjunto de ferramentas de modelagem de ambientes para criar e editar malhas de polígonos.

  • Conjunto de recursos de modelagem integrado, desenvolvido sobre o conjunto de ferramentas NEX, da dRaster.
  • Ferramentas de ponte, poke, corte, cunha, chanfro, extrusão, chanfro de vértice, extrusão em curva, corte espelhado, loop de aresta, anel de aresta, aresta deslizante e pick-walk.
  • Habilidade de visualizar ou renderizar malhas suavemente subdivididas durante a edição de um proxy ou caixa de baixa resolução; as malhas de subdivisão aceitam dobras variáveis.
  • Seleção de suavização verdadeira, realce de pré-seleção e descarte de seleção com base em câmera.
  • Ferramentas de redução de polígonos, limpeza de dados, marcação de dados cegos e nível de detalhes, para otimização de cena.
  • Capacidade de transferência de informações de UV, cor por vértice e posição de vértices entre malhas de polígonos de topologias diferentes.
Modelagem de superfícies
Tenha dois métodos para criar superfícies lisas matematicamente, usando poucos vértices de controle: Superfícies NURBS e com subdivisão hierárquica.
  • As superfícies com subdivisão podem ter níveis diferentes de detalhes em regiões diferentes. Adicione complexidade apenas onde for necessário.
  • As superfícies NURBS podem ser anexadas, separadas, alinhadas, unidas, ampliadas, preenchidas ou reconstruídas, com um alto grau de controle de parametrização e continuidade.
  • Converta as superfícies NURBS e com subdivisão para malhas de polígonos e vice-versa.
  • Ferramentas precisas para construção de curvas e superfícies com splines:
lofting, birail, chanfro, extrusão, apara, limite, desvio, Booleans, arredondamento e quadrado.
UVs, normal e cor por vértice
Crie e edite dados de UVs, normais e de cor por vértice – dados adicionais necessários para renderização 3D por software, interativa ou em jogos.
  • Fluxo de trabalho simplificado para a criação de texturização, incluindo ferramentas de criação e edição de UV, projeção automática, relaxamento interativo, layout, estrutura e manchas.
  • Os vários conjuntos UV aceitam a coordenação de texturas separadas para canais de textura separados.
  • Com conjuntos de UV por instância, é possível usar uma única malha para representar vários objetos – reduzindo a sobrecarga da cena.
  • Vários conjuntos de cor por vértice (CPV) animável, pré-iluminação, perpendiculares definidas pelo usuário e geração de mapa perpendicular – adequado para o projeto de jogos.
Fluxo de trabalho de modelagem acelerado (NOVO)
Desenvolvido com base na tecnologia do conjunto de ferramentas NEX da dRaster, o Maya 2014 oferece um conjunto de recursos ampliado e integrado, que acelera os fluxos de trabalho de modelagem.
  • Acesse as novas ferramentas de seleção, transformação e edição de malhas em um único lugar, com o novo painel Modeling Toolkit.
  • Trabalhe em malhas colocadas, com novas ferramentas de simetria baseadas em topologia.
  • Retopologize malhas usando a nova ferramenta Quad Draw.
  • Reduza os cliques com novas ferramentas de corte múltiplo: a Split/Cut Faces e a Insert Edge Loop.
  • Reduza a complexidade das malhas com um novo algoritmo de redução de polígonos.

Imagem e renderização em 3D

Agentes de renderização integrados
Tenha à sua escolha vários agentes de renderização integrados, além do agente de renderização nativo do software Maya.

  • mental ray® integrado para Maya, com recursos fotorrealistas avançados.
  • Cinco licenças do mental ray® para Maya Batch* e oito licenças do mental ray® para Maya Satellite.
  • Um agente de renderização vetorial, para transformar conteúdo 3D em 2D – para web ou impressão -, com saída para o software Macromedia® Flash® e Adobe® Illustrator®.
  • Um agente de renderização de hardware, para gerar imagens de alta qualidade com mais rapidez.
  • A capacidade de substituir o viewport por um agente de renderização de terceiros ou próprio.
*Recurso disponível apenas com a licença de rede.


Maya Composite
O Maya® Composite é um compositor de alta faixa dinâmica (HDR), com recursos completos .

  • Colabore efetivamente com os envolvidos em fluxos de trabalho não lineares.
  • Melhore as passagens de renderização do Maya e incorpore-as em filmes live action.
  • Interaja sem problemas com mídias visuais, sem se importar com a profundidade de bits ou o tamanho da imagem.
  • Aproveite as ferramentas avançadas para keying, correção de cor, mapeamento de câmeras, distorção com spline, movimento borrado e profundidade de campo.
  • Realize fluxos de trabalho de rotoscopia complexos, tanto com pintura vetorial quanto raster e rastreamento integrado.
  • Trabalhe em um ambiente de composição 3D completo, que incorpora ferramentas para produções estereoscópicas.
Pintura no Maya (aprimorado)
Conte com a abundância de ferramentas de pincéis intuitivas.
  • Use o Maya Paint Effects para criar detalhes naturais realistas e efeitos pictóricos, como geometrias de cena 3D ou texturas 2D.
  • Selecione, edite e mescle 500 pincéis, sensíveis à pressão e predefinidos.
  • Use a animação incorporada para simular efeitos como, por exemplo, o crescimento de plantas.
  • Dê pinceladas totalmente renderizadas durante a pintura interativa e obtenha feedback imediato.
  • Use a ferramenta 3D Paint para pintar texturas diretamente sobre superfícies.
  • Use as ferramentas de pincéis artesanais para esculpir geometria, pintar mapas de pesos, pentear pelos e aplicar scripts personalizados sobre uma superfície.
Toon Shader
Transforme cenas 3D em animações com desenhos animados envolventes, renderizadas com estilos não realistas.
  • Imite desenhos animados tradicionais, feitos à mão, de HQs e mangás/animes japoneses.
  • Trabalhe em 3D para criar transições complexas, movimentos de câmera e efeitos simulados.
  • Use pincéis do Maya Paint Effects para criar contornos com efeitos pictóricos e controlar com precisão o estilo de linha, o posicionamento e a largura.
  • Veja prévias interativas em tempo real.
  • Renderize os resultados em mental ray para o Maya ou software Maya ou agentes de renderização de hardware.
Tracking de câmera profissional
Extraia dados precisos de câmeras 3D e de movimento, a partir de sequências live action, e insira elementos de CG em uma cena com o software Autodesk® MatchMover™.
  • Use o tracking 3D automático avançado com Push-Button Matchmoving.
  • Crie um sistema de referência 3D único para a sua câmera e conteúdo 3D, com os controles manuais de precisão.
  • Tenha suporte para fluxos de trabalho avançados, que podem incluir filtragem e ajuste dos parâmetros de tracking, tracking de várias filmagens e imagens estáticas, tracking de objetos em movimento e tracking 3D restringido por dados de controle de movimento.
Exibição em viewport e sombreamento de próxima geração (aprimorado)
Trabalhe em um ambiente interativo de alta performance e maior fidelidade, que ajuda a criar e editar recursos e imagens de alta qualidade em menos tempo.
  • Tenha o potente software Microsoft® DirectX 11®, com o novo Maya DX11Shader.*
  • O DX11Shader oferece efeitos de graduador centralizados e fáceis de controlar em tempo real: tesselação sem rachaduras, mapas de deslocamento de vetores, translucidez, reflexos e sombras.
  • Uma nova API expõe o DirectX 11 nativamente no Maya, com suporte a HLSL (High Level Shading Language).
  • O novo Viewport 2.0 de alto desempenho agora aceita muito mais nós nativos de sombreamento do Maya, uma exibição de texturas com maior qualidade e esferas de iluminação com base em imagens e visualização de mapa de fótons mental ray®.
*O DX11Shader está disponível apenas no sistema operacional Windows® de 64 bits.
Atributos de superfície e volume do Paint Effects (NOVO)
Controle como as pinceladas do Paint Effects reagem a superfícies, volumes e entre si.
  • Crie efeitos naturais complexos, como, por exemplo, redes vasculares e faíscas elétricas.
  • O comando Surface Snap ajuda a assegurar que os tubos surjam a partir do ponto mais próximo da superfície na sua base.
  • O comando Surface Attract faz com que os tubos envolvam ou se agarrem a uma superfície.
  • O comando Surface Collide ajuda a evitar que os tubos interpenetrem superfícies, e o comando Make Collide pode ser usado para que as pinceladas do Paint Effects pareçam ser empurradas por uma superfície.
  • A ocupação se baseia num algoritmo Space Colonization, que ajuda a evitar autocolisões e pode ser usado ​​para fazer os tubos emergirem sobre uma superfície ou dentro de um volume.
Editor de nós aprimorado (NOVO)
Crie, edite e faça o debug de redes de nós com mais facilidade, com os aprimoramentos adicionais do novo editor de nós.
  • Escolha entre três níveis de detalhes.*
  • Religue nós em um ambiente mais intuitivo, com a edição de conexões do tipo arrastar-e-soltar. *
  • Diferencie os vários tipos de dados em um piscar de olhos, por meio da codificação por cores.*
  • Agora com a exibição de grade, snap para grade, grade personalizada e cores de fundo, teclas de atalho melhores, e exibição de nomes aprimorada.
*Esses recursos apareceram pela primeira vez no software Maya® 2013.
Recursos de renderização, sombreamento e câmeras
Aproveite os recursos de renderização 3D, sombreamento e câmeras.
  • Rig de câmera estéreo flexível, com visualização em estéreo no viewport.
  • Agente de renderização fotorrealista interativo (IPR) multitarefa.
  • Ferramentas HyperShade e Visor, para concepção e edição de redes de sombreamento.
  • A capacidade de criar e editar representações baseadas em nós de passagens de renderização, diretamente dentro do Maya.
  • Os recursos Transfer Map, que possibilitam transferir informações do graduador mental ray® shader sobre o efeito normal, de deslocamento, difuso, sombreado, de oclusão de ambiente e personalizado entre modelos de topologias diferentes.
  • Biblioteca de 80 texturas processuais de substâncias.

Dinâmica e efeitos

Maya nHair
Crie cabelos altamente realistas e outras dinâmicas com base em curvas.

  • Renderize simulações complexas com várias entidades dinâmicas, todas trabalhando em conjunto; interaja bidirecionalmente com o Maya® nCloth e o Maya® nParticles.
  • Use um sistema comum de campos, forças e restrições para todos os módulos Nucleus.
Maya nParticles

Simule uma ampla gama de efeitos visuais 3D complexos.

  • Renderize fumaça, spray e poeira.
  • Crie líquidos vazando e derramando.
  • A autocolisão permite que as nParticles se acumulem dentro de volumes.
  • Mapeie atributos de sombreamento, tais como raio, cor, opacidade e incandescência, ao longo do tempo (ou por idade, raio, velocidade).
  • As restrições nConstraints flexíveis proporcionam controle, sem a necessidade de escrever expressões complexas.
  • Use instâncias de geometria para substituir partículas por objetos.
  • Interação bidirecional com o Maya nCloth e o Maya nHair.
Maya nCloth
Crie roupas e outros materiais deformáveis realistas, usando um conjunto de ferramentas integrado.
  • Converta qualquer modelo de malha de polígonos em um objeto do nCloth.
  • Pinte atributos de panos, tais como dobra, esticamento, corte rente e recorte dentado.
  • Torne os objetos 3D rígidos, viscosos ou fluídos.
  • Use restrições, independentes de topologia, para anexar botões, rasgar panos e controlar o movimento.
  • Simule pano sobre pano, como, por exemplo uma camisa sobre calças.
  • Use autocolisões para alcançar resultados altamente realistas, sem erros de autointerpenetração.
  • Mescle várias simulações em cache, para obter efeitos complexos.
  • Interação bidirecional com o Maya nParticles e o Maya nHair.
Maya Fluid Effects
Simule e renderize atmosfera, explosivos, líquidos viscosos e águas abertas, altamente realistas.
  • Selecione dentre predefinições de nuvens, fumaça, neve, vapor, neblina e explosões nucleares.
  • Use fluidos 2D para criar texturas animadas diferenciadas.
  • Integra-se com outras partes do Maya: por exemplo, um fluido que atua como uma força sobre partículas.
Dinâmica de corpos rígidos e macios
Crie simulações convincentes de vários objetos rígidos e flexíveis.
  • Conecte objetos de corpo rígido com restrições: Nail, Hinge, Barrier, Pin e Spring.
  • Use objetos de corpo macio para criar efeitos secundários de movimento, com metas de pesos pintáveis.
  • Simule o movimento das forças naturais, com campos dinâmicos.
  • Use o motor NVIDIA® PhysX®* multitarefa para criar simulações de corpos rígidos estáticos, dinâmicos e cinemáticos, diretamente no viewport do Maya.
  • Crie simulações de estilhaçamento altamente realistas com interação de vários materiais, usando o plug-in Digital Molecular Matter da Pixelux Entertainment™.
  • Simule corpos macios e rígidos em um único sistema – e aproveite a detecção contínua de conflitos 3D – com o motor AMD Bullet Physics de código-fonte aberto.**
*Recurso disponível apenas para sistemas operacionais Windows.
**A aceleração OpenCL, em Windows e Linux, oferece benefícios adicionais de desempenho.
Maya Fur
Crie pelos, cabelos curtos, lã e grama realistas.
  • Várias predefinições de tipos de pelos
  • Vários tipos de pelos por superfície.
  • Controles de aglomeração, para uma aparência natural em, por exemplo, pelos molhados, emaranhados ou sujos.
  • Sistema atrator, para movimentação dinâmica de pelos ou em keyframe.

Integração ao canal de processamento

Scripts e API (aprimorado)
Crie scripts do Maya e grave plug-ins para aumentar a eficiência, personalizar recursos e diferenciar seu trabalho.

  • Escolha entre as linguagens de script Maya Embedded Language (MEL) ou Python®*.
  • Grave plug-ins para o Maya e aplicativos individuais executados a partir da linha de comando do Maya, nas linguagens C++, Python ou .NET.
  • Desenvolva (NOVO)s tipos de objetos do Maya, incluindo conversores de arquivos, graduadores de hardware e formatos de superfícies.
  • Crie componentes da interface para ferramentas próprias, com Qt Designer ou Pyside, e carregue-os diretamente no Maya.
*Python é uma marca registrada da Python Software Foundation.


Integração 2D e 3D
Aproveite os fluxos de trabalho simplificados para pintura 2D, vetores, editorial e alguns aplicativos de composição.

  • Use Render Layers para gerenciar várias passagens dentro de uma cena e exportar para seu compositor preferido, ou como uma saída de software Adobe® Photoshop® (PSD) ou Adobe® Flash® (SWFT).
  • Gere e atualize uma árvore de composição, de acordo com as camadas de renderização da cena.
  • Importe um EDL nos formatos do programa aplicativo Apple® Final Cut Pro®, XML ou AAF; altere os tempos da cena no Camera Sequencer e reexporte-os.
  • Crie e edite chanfros em arquivos do software Adobe® Illustrator®, mantendo a capacidade de atualizar o original.
Ferramentas de gerenciamento de dados e cenários (aprimorado)
Gerencie grandes conjuntos de dados de forma eficiente, com ferramentas e fluxos de trabalho especializados.
  • Veja e edite relações de nós com a poderosa arquitetura gráfica de dependências.
  • Segmente cenas usando recursos e referenciamento de arquivos para gerenciar os fluxos de trabalho e para melhorar o desempenho, transferindo elementos de cena enquanto for necessário.
  • Agrupe nós em recipientes e crie vistas personalizadas e específicas por usuário.
  • Modifique extensamente os dados modelados sem reconstruí-los, utilizando o histórico de construção editável e animável​​.
  • Substitua os elementos de cena com uma malha de baixa resolução simples e carregue os dados pré-convertidos apenas quando for necessário para a renderização, usando o Render Proxy da mental ray®*.
  • Leia e grave no formato estrutural para troca de gráficos de computação gráfica de código-fonte aberto Alembic, para refinar dados complexos de animação e dados simulados em geometria consolidada independente de aplicativo.
*mental ray é uma marca registrada da NVIDIA ARC GmbH, licenciada para uso da Autodesk, Inc.


Ferramentas do Scene Assembly para dados mais inteligentes (NOVO)
Crie mundos grandes e complexos mais facilmente, com as novas ferramentas do Scene Assembly.

  • Gerencie os recursos de produção no Maya como elementos discretos, cada qual com suporte completo a várias representações.
  • Alterne facilmente entre representações diferentes, como, por exemplo, níveis diferentes de detalhe, para que você possa selecionar a relação mais adequada entre fidelidade e desempenho para a tarefa em questão.
  • Aplique, anime ou consulte edições em qualquer nível na hierarquia de montagem das cenas.
  • Acompanhe substituições nas montagens, por meio de um sistema Edits aprimorado, que proporciona fluxos de trabalho colaborativos melhores.
  • Use a API sólida para personalizar o conjunto de ferramentas e criar soluções exclusivas.
Tratamento de caminhos de arquivos aprimorado (NOVO)
Diagnostique e corrija, de maneira rápida e fácil, caminhos de arquivo desfeitos com o (NOVO) File Path Editor e trabalhe com dados não locais com o (NOVO) suporte a URI.
  • A interface de usuário do File Path Editor lista os nós que usam arquivos externos: texturas, planos de imagem, referências e arquivos de áudio.
  • Quando um caminho de arquivo estiver desfeito, realoque rapidamente o arquivo, ou faça uma busca recursiva dentro de uma estrutura de diretórios.
  • Defina caminhos para arquivos inexistentes, para passá-los a outro usuário que possa ter uma estrutura de diretórios diferente.
  • Acesse arquivos em caminhos fora do padrão, com o (NOVO) suporte a URI: URLs da web, entradas de bancos de dados, armazenamento em nuvem, GUIDs (Globally Unique Identifiers) ou alguns outros esquemas de armazenamento exclusivos.
  • Use a API para ensinar ao Maya qualquer esquema de URI necessário.

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